Se você está disposto a assumir a responsabilidade, você não precisa de um título. (Uma reflexão sobre Delegar x Empoderar)

Image for post
Image for post
Fonte: management30.com — Todos os direitos reservados #pracegover um homem de braços abertos e com uma cara não muito contente, com a frase muitas pessoas estão erradas sobre empoderamento.

Após esse título, algumas perguntas que você deve estar se fazendo agora são: “Mas Mateus, como você pode liderar se não estiver no comando?”. A maioria das pessoas não se enquadra nessa categoria. A maioria de nós tem um chefe. É possível liderar sem estar no topo? O gerenciamento significa que você também não pode liderar?

Bom, eu acredito que as duas palavras chave aqui são autoridade e responsabilidade. Durante muito tempo, a cultura da maioria das empresas nos ensinaram que para conseguir que outras pessoas façam o que queremos é necessário ter autoridade.

Nos dê um distintivo. Nos dê uma arma. Nos dê uma torre para ficar em pé. Nos dê autoridade e um título de gerente, líder, Clevel, para dizer às pessoas o que fazer!

Sinto te dizer, mas a autoridade não te leva muito longe. Autoridade pode até funcionar nas forças armadas, por exemplo e em alguns outros lugares, mas a autoridade raramente é suficiente para obter engajamento, para levar as pessoas a atingirem feitos que ultrapassem os limites possíveis.

Existe uma outra palavra. Essa palavra é responsabilidade. Quando você assume a responsabilidade, quando diz: “está em mim”, as pessoas ficarão ansiosas para ver o que acontecerá a seguir. Independentemente de onde você está na organização, você tem a chance de avançar e ainda inspirar outras pessoas a irem com você nessa jornada.

“Tudo o que é realmente grande e inspirador é criado pelo indivíduo que pode trabalhar em liberdade” — Albert Einstein

Vou lhe dar alguns exemplos de uma das minhas organizações favoritas, citada por Frederic Laloux, no livro Reinventando as Organizações (2017). A FAVI (http://www.favi.com/en/automotive/ ) é uma empresa de manufatura, que produz garfos para a caixa de marcha dos carros da Volkswagen, FIAT e seus derivados (Alfa Romeo, Ferrari e Chrysler), pratica auto gestão e encoraja a todos os seus profissionais a praticarem o empoderamento de fato. Empoderamento que não é delegação. A delegação parte do princípio de que eu tenho um poder e forneço aos demais, mas ele, por natureza continua a ser meu e eu posso tomá-lo quando entender ser necessário. O empoderamento vem da necessidade das pessoas que possuem a capacidade e responsabilidade sobre algo que lhe dizem respeito. Esse, não pode ser doado e sim requerido.

Um belo dia, um trabalhador responsável pela Volkswagen, percebeu um problema em uma peça que estava trabalhando. Ele parou as máquinas, chamou seus companheiros de trabalho e juntos inspecionaram todas as peças que eles haviam produzido até aquele momento, não encontrando nenhuma outra com o respectivo defeito. Mesmo assim, os profissionais discutiram sobre os possíveis impactos, caso uma das peças fosse enviada ao cliente com defeito e resolveram pegar a chave de um dos carros da empresa e saírem em uma viagem de oito horas até a fábrica da Volkswagen, que ficava na Alemanha. Lá, explicaram o motivo da inesperada visita, e foram autorizados a inspecionar as peças entregues nos carregamentos anteriores, não encontrando nenhuma com o temido defeito. O gerente da Volkswagen ficou estupefato. Os profissionais da FAVI não apenas assumiram a falha, como se sentiram responsáveis ao ponto de se apresentarem pessoalmente ao cliente, para ter certeza de que o problema seria prevenido.

Eles estavam dispostos a assumir responsabilidade. E isso não se pode delegado por uma pessoa com autoridade. É uma necessidade das equipes que possuem a capacidade para executar um determinado trabalho e preferem decidir sobre qual é a melhor forma de organizá-lo.

Quando organizações são construídas em estruturas e práticas que geram confiança e responsabilidade (empoderamento), coisas extraordinárias começam acontecer!

Delegue menos e empodere mais!

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store