A armadilha da liderança sem cultura

Image for post
Image for post
Imagem: Workshop Management 3.0

No meu primeiro texto no Medium (extraído do texto que escrevi em novembro no linkedin), eu explorei um pouco sobre o tema gestão e liderança. Gostei tanto das reflexões, que resolvi fazer um vídeo a respeito que você pode ver aqui.

Gosto muito de ler sobre culturas organizacionais e acredito muito que a cultura faz a diferença sobre todos os aspectos da organização, formada de pessoas. Me veio uma reflexão a mente:

Cultura! A cultura da organização que você constrói muda tudo.

A Cultura come TUDO no café da manhã. Cultura derrota táticas.

A cultura está no centro de saber se você vai chegar onde quer ir ou não.

E muitos líderes caem em uma armadilha. A armadilha é simples de descrever:

Alguns líderes estão tão focados na sobrevivência da sua empresa, time, carreira, em fazer o trabalho, em avançar que sacrificam a cultura. Quer saber?

Nós temos a cultura que merecemos.

Se você tem um valentão trabalhando na sua equipe e você diz: “bem, ele é assim, meio valentão, mas ele faz bem o trabalho”, você está recebendo exatamente o que você merece.

Se você tem pessoas que não vivem a cultura que a empresa precisa e você deixa para lá porque o custo a curto prazo é muito alto, mesmo aquelas pessoas estão minando quem você é e o que você acredita, você vai pagar o preço todos os dias.

Nós temos a cultura que merecemos!

Nos workshops de management 3.0 que costumo ministrar com meus amigos de propósitos compartilhados, falo sobre uma empresa na Índia chamada 1298.

Image for post
Image for post

Eles começaram Mumbai com apenas três ambulâncias. Você pode conferir a história deles aqui.

Uma cidade maior que São Paulo com três ambulâncias inicialmente. Pense!

Eles começaram a empresa com o propósito: se você fosse rico ou pobre, você merecia chegar a um hospital antes de morrer. Se você é pobre e entra na ambulância, não paga um centavo. Se você é rico e entra na ambulância, paga o que é apropriado.

Então, a pergunta que não cala é: Por que se chama 1289? Por que o número não é 911, como no resto do mundo ?(menos no Brasil, que faz tomadas de 3 pinos e a ambulâncias com o número 192).

As pessoas em Mumbai assistem tv. Eles sabem que no resto do mundo é chamado 911. Por que você construiria uma empresa de ambulância e a chamaria de 1298?

E a resposta é porque alguém na companhia telefônica queria um suborno para dar-lhes o 911.

E eles tomaram a decisão, no primeiro dia, que apesar de algumas pessoas dizerem que outras pessoas vão morrer porque você escolheu um número ruim, eles disseram: não somos o tipo de organização que paga suborno, mesmo quando é importante.

Porque, afinal, ninguém paga um suborno quando não é importante.

Eles estabeleceram desde o primeiro dia que não são o tipo de organização que faz coisas assim.

E quando toma essa decisão, você está construindo a organização que vai levá-lo para onde você quer ir. E terá que lutar por isso todos os dias.

Você vai ter que lutar com o que você corta, mantém e que tipo de cultura você constrói. E algumas decisões vão definir qual será a cultura da sua organização, como por exemplo:

Esse lugar é onde as pessoas trabalham 20 horas por dia todos os dias até que elas se esgotem?

É um lugar onde você pode gritar em uma reunião? É um lugar onde existem reuniões, inclusive?

É um lugar onde as pessoas competem sempre para ver quem é melhor, valendo tudo para sentar mais rápido na cadeira do próximo nível?

É um lugar onde queremos adotar a agilidade, lean, kanban, e outras coisas mais e abandonamos TUDO quando alguém entra na sala e diz que quer algo para ontem?

Que acha que o importante é só vender, independente de como as pessoas trabalharão e se possuem as competências necessárias para realizar as tarefas?

Que tem planos de mudança cultural e agilidade de 30 dias?

Estas são todas as opções disponíveis para você!

Como líder, não se esqueça: Nós temos a cultura que merecemos!

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store